Higiene
Ratos são animais muito limpos. Passam muito tempo se limpando e limpando seus companheiros de colônia.
Gostam de viver em ambientes limpos e costumam se limpar até quando são tocados por humanos.
Fazem sua higiene lambendo-se semelhante aos gatos.
Mas alguns ratos podem não ser tão cuidadosos com sua higiene e precisem de uma ajudinha pra se manterem limpos
Também existem alguns motivos para ratos não se manterem limpos e é importante se manter atento a eles.
Motivos para ratos não se manterem limpos:
Problemas comportamentais de higienização: Alguns ratos simplesmente não desenvolvem bem o comportamento de se higienizar corretamente e com frequência. Isso pode estar associado a um desvio de comportamento e até a separação prematura desse animal da mãe que deveria ensina-lo a se higienizar.
.
Problemas sociais na colônia: Ratos que costumavam se higienizar normalmente e passam a se higienizar pouco e a não higienizar o(s) companheiro(s) podem estar com problemas de relacionamento. Podem estar sendo excluídos do grupo ou serem muito submissos e estarem intimidados por companheiro(s) dominante(s).
Má higiene do alojamento: A higiene do alojamento é muito importante. Por mais preocupado com a higiene que o rato seja, ele não conseguirá se manter limpo se o ambiente onde fica, a forração ou até o banheirinho estiverem sujos.
Problemas de saúde: Parar de se higienizar ou até higienizar apenas algumas partes do corpo podem ser sinais de problemas de saúde como dores, tumores, fraqueza, etc...
Ratos idosos podem parar de se higienizar por não ter mobilidade reduzida devido a dores na coluna ou articulações.
A obesidade também pode atrapalhar a mobilidade e a capacidade do rato se higienizar.
E ratos com alguma necessidade especial como amputados ou paraplégicos costumam ter dificuldades para se manter limpos.
Existem várias formas de higienizar os ratos
Lenço umedecido
Limpeza da cauda
Banho completo
Banho parcial
Lenços Umedecidos
São uma opção para uma higienização rápida.
Podem ser usados para higienizar a cauda, a região genital em animais com dificuldade de mobilidade ou até o corpo todo.
Utilize lenços umedecidos específicos para roedores ou para gatos sem perfume.
O ideal logo após utilizar o lenço umedecido, passar uma toalha na região para retirar a umidade. Se ficar úmido, o rato pode se sentir incomodado e ficar tentando lamber o local.
A limpeza com lenços umedecidos deve ser feita quando necessário. A limpeza muito frequente também pode retirar a proteção da pele.
Limpeza da Cauda
Alguns ratos não fazem uma boa higienização da cauda e é comum que a cauda fique suja por ser arrastada por todo lugar e devido a presença de escamas a sujeira fica mais facilmente aderida.
Não são raros os casos de infecções de pele nas caudas devido ao acumulo de sujeira, por isso é preciso dar uma ajuda ao rato com a higienização da cauda.
Dependendo da quantidade de sujeira a limpeza pode ser feita com lenço umedecido que deve ser passado sempre no sentido da base para a ponta da cauda devido as escamas.
Mas se a a quantidade de sujeira for muita ou estiver muito impregnada, a melhor forma de fazer a limpeza é mergulhando a cauda em água morna e ir ensaboando com sabão neutro ou xampu para amolecer a sujeira. Passe delicadamente com uma toalha ou escova de dentes macia no sentido da base para a ponta da cauda para ir retirando toda sujeira.
Enxague bem a cauda para não deixar restos de sabão ou xampu. E seque com a toalha.
Em alguns casos não é possível limpar totalmente a cauda com apenas uma lavagem. Para não estressar o rato e nem causar irritações na pele fazendo a lavagem por muito tempo ou esfregando a escova ou toalha, pode ser necessário refazer o procedimento outras vezes.
Banho
Ratos podem tomar banhos, mas só quando necessário.
O excesso de banhos pode causar stress, baixar a imunidade e retirar a camada protetora da pele favorecendo o aparecimento de problemas dermatológicos.
Os banhos devem ser dados quando o rato estiver sujo, quando estiver com algum problema de saúde e for indicado pelo veterinário.
E para diminuir o odor corporal característico evitando brigas ao introduzir novos membros na colônia.
Como dar banho
O banho deve ser dado em um ambiente tranquilo, com temperatura agradável e sem correntes de ar.
Pegue tudo que vai precisar antes de começar o banho.
Nunca deixe o rato sozinho durante o banho.
Você pode cortar as unhas do rato antes do banho para evitar arranhões.
Prepare um recipiente como uma bacia ou banheira com água morna. A quantidade de água ideal é aquela que o rato consiga ficar em pé no recipiente sem molhar a cabeça.
Coloque o rato delicadamente na água para que ele vá se acostumando com a sensação e a temperatura.
Cada rato tem um comportamento próprio então é normal que alguns fiquem muito agitados durante o banho enquanto que outros costumam relaxar e ficar tranquilos dentro da água.
Você pode colocar algodão nos ouvidos para evitar a entrada de água, mas retire logo que terminar o banho.
Dilua o xampu nas mãos e espalhe delicadamente ensaboando todo o corpo do rato. Evite que o xampu caia nos olhos, ouvidos e boca.
Você pode utilizar xampu para gatos filhotes sem perfume e sem anti-pulgas, xampu neutro para bebes com perfume o mais suave possível ou algum xampu indicado pelo veterinário.
Capriche na lavagem da cauda que é a parte do corpo que costuma acumular mais sujeira. Sempre lave no sentido da base para a ponta.
Enxague completamente para evitar que qualquer resíduo de xampu fique na pele.
Seque com uma toalha macia o máximo possível e depois você pode terminar a secagem com um secador morno. Mantenha o secador longe da pele e tome cuidado para não super aquecer o rato.
Depois do banho ofereça um petiscos para que o rato associe o banho com o petisco e crie uma esperiencia agradável. Isso pode facilitar muito os próximos banhos.
É importante respeitar o comportamento do bichinho. Quanto mais agitado e assustado ele ficar, mais rápido deve ser o banho. E para aqueles que ficam tranquilos é possível ficarem um pouco mais tempo relaxando na água.
Banho Parcial
Também chamado de meio banho é uma forma de lavar apenas parte do corpo do rato.
É uma opção para quando só uma parte do corpo como a região genital, barriga, etc... estiverem sujos. Para evitar que se dê um banho completo. Sem o banho parcial eles podem ter problemas de pele como assaduras e infecções muito dolorosas e graves.
O banho parcial pode ser muito útil quando só o lenço umedecido não for suficiente para a limpeza e é mais rápido e menos estressante.
A Higiene dos Ratos Hairless
A ausência de pelos faz com que a pele dos ratos hairless seja mais susceptíveis a lesões, inflamações e acumulo de oleosidade. E por isso podem precisar de uma ajudinha em sua higienização.
Eles podem precisar de banhos mensais ou quinzenais de acordo com a oleosidade e o acumulo de sujeira. Converse com seu veterinário sobre a frequência ideal dos banhos para o seu bichinho.
O banho pode ser dado da mesma forma que em ratos com pelos, mas a secagem pode ser feita apenas com a toalha.
E costuma ser necessário fazer a hidratação da pele após o banho com produtos indicados pelo veterinário.
Não usar:
Pó de Banho
O pó de banho é perigoso para ratos que podem ingeri-lo ao se lamber ou inala-lo e acabar desenvolvendo alergias e inflamações respiratórias.
Além disso ratos não tem o instinto de rolar no pó e irão acabar utilizando como banheiro.
Perfume
Os ratos são muito preocupados em manter seu odor natural e tem um olfato muito bem desenvolvido.
Passar perfume, mesmo que seja perfume para pets ou de bebe costuma ser um grande incomodo para o rato. Além dele se sentir sujo e querer se limpar para retirar o perfume podendo se estressar e se ferir, o odor diferente pode causar confusão e até brigas na colônia por não reconhecerem o odor natural de algum companheiro.
Higiene do Alojamento
Tão importante quanto a higiene dos ratos é a higiene do alojamento.
Os ratos são muito limpos e gostam de viver em um ambiente limpo. Por mais higiênicos que sejam, ratos não conseguem se manter limpos em um alojamento sujo.
E alojamentos mal ou pouco higienizados podem apresentar um odor forte e desagradável de urina de ratos.
Limpeza Diária
Diariamente é preciso remover restos de alimento, lavar os potes, trocar a água do bebedouro, retirar as fezes espalhadas e passar um pano retirando a urina das plataformas e do fundo da gaiola.
Peneire a areia higiênica para retirar os resíduos.
Substitua qualquer acessório de tecido que estiver úmido.
Após fazer tudo isso limpe as plataformas e o fundo com o limpador caseiro a base de água, álcool, vinagre e bicarbonato com ou sem amaciante. Seque bem para não deixar resíduos ou umidade.
Você pode aproveitar o momento em que solta os bichinhos para brincarem para fazer essa limpeza.
Limpeza Completa
Normalmente é feita semanalmente, mas pode precisar ser um pouco mais frequente no caso de alojamentos grandes com muitos ratos ou até no caso de ratos que não utilizam o banheirinhos corretamente.
Durante a limpeza completa é preciso retirar os ratos do alojamento por mais tempo. Para isso você vai precisar de uma gaiola menor ou te um local seguro onde possam ficar soltos.
Retire todos os acessórios como redes, tocas, caminhas, túneis, etc.. e lave os que estiverem sujos. É sempre bom ter pelo menos 2 de cada acessório para trocar enquanto o outro é lavado.
Remova todos os brinquedos.
Descarte a areia do banheiro.
Primeiro utilize um pano úmido para higienizar plataformas, banheiro, fundo e grades. É preciso retirar toda matéria orgânica com fezes, urina, e até a gordura corporal do rato antes de utilizar o desinfetante. Depois, com um borrifador apliquei o desinfetante a base de quaternário de amônia diluído conforme indicação do fabricantes em todas as superfícies. Aguarde 5 a 10 minutos e com um pano úmido remova o produto e depois , com um pano seco, seque completamente.
As grades também precisam ser higienizadas e isso pode ser feito utilizando uma escova e um borrifador com o desinfetante. Ratos as vezes urinam nas grades ou encostam nelas deixando rastros da oleosidade do corpo o que pode facilitar a proliferação de bactérias.
Espere o alojamento estar completamente seco para recolocar os acessórios já limpos e só depois de tudo arrumado é que os ratos devem retornar ao alojamento.
Atenção: Desinfetantes a base de quaternário de amônio podem perder o efeito se aplicados direto em matéria orgânica ou misturados a produtos como sabão, detergente, água sanitária ou desinfetantes comuns.