top of page

Alojamento

alojamento-rato.png

 O alojamento é muito importante para esses bichinhos. Eles passam boa parte da sua vida dentro dele e por serem animais muito ativos e inteligentes precisam se manterem ocupados e entretidos em seu ambiente.

 Passam boa parte do tempo brincando e por mais cuidadoso e atencioso que você seja com seus bichinhos, não terá como passar tanto tempo brincando com eles, por isso é importante oferecer um alojamento muito confortável e interessante pra eles, além de espaçoso para que possam viver em pares ou grupos.

 Escolha alojamento grandes, com vários andares e espaço para a colocação de acessórios como camas, redes, tocas, túneis, brinquedos, bebedouros, comedouros, etc…

lt.jpg

 Os twisters não podem ficar em gaiolas com grades no fundo. Isso pode ferir gravemente as patinhas.

 As gaiolas mais utilizadas são as específicas para ratos ou as adaptadas de chinchilas ou ferrets devido ao tamanho e aos vários andares.

 É preciso verificar se o alojamento é realmente seguro, sem frestas por onde o bichinho consiga passar. Não se esqueça que se ele conseguir passar a cabeça, conseguirá passar todo o corpo.

gaiola-ratos-gaiopar

 Já existem modelos de gaiolas específicas para ratos fabricadas no Brasil, mas nem todas tem o tamanho correto.

 Uma gaiola para uma dupla de ratos deve ter em torno de 70x60x40 cm e quanto mais ratos, maior precisa ser a gaiola.

 Acessórios

Bebedouro

fv5.png

O melhor modelo é do tipo garrafa que evita que sujeiras entrem em contato com a água.

 

 Twisters são muito ativos e podem derrubar potes de água mais leves ou mesmo derrubar coisas como substrato, alimentos e até paninhos no pote, correndo o risco de ficaram sem água.

 Alguns chegam a defecar ou urinar na água, mas isso não é comum.

 

 Existem muitos relatos de Twisters que usam o pote de água como banheira e até alguns casos desses bichinhos molhando o alimento antes de comer.

 

 O ideal é que os bebedouros tenham pelo menos 250ml para evitar que em caso de esquecimento possam ficar com sede.  E no caso de alojamentos com vários bichinhos será preciso mais bebedouros.

Comedouro

ga10.png

 Precisa ser pesado para evitar ser virado belo bichinho.  Os melhores são de cerâmica ou

 

 É comum alguns Twisters retirarem a comida do pote e esconderem em algum local que achem mais seguro.

Tocas e Casinhas

toca-triangulo-rato

 Como ratos são presas, precisam de um local que se sintam seguros e protegidos pra dormir.

 

 Tocas e casinhas são essenciais no alojamento. 

 

 Não há problema em serem de tecido porque esses bichinhos não engolem pedaços de tecidos, apenas roem as vezes.

Redes e Túneis

ta4.jpg

 Os Twisters adoram se esconder em túneis e dormir em redes. Quanto mais acessórios interessantes e lúdicos no alojamento, melhor.

Brinquedos

caça.jpg

 Esses bichinhos são muito curiosos e brincalhões. Adoram novidades em seu alojamento como brinquedos para  escalar, caça-petiscos, brinquedos para roer, etc…

 Os brinquedos são muito importantes para divertir, ocupar e exercitar os ratos. Se ficam intediados podem passar a ter problemas de comportamento. 

Banheiro

fv4.png

 Como são animais muito preocupados com a higiene e inteligentes aprendem facilmente a usar o banheiro para roedores.  Isso facilita muito a higiene do alojamento e evita odores desagradáveis já que a urina dos ratos tem odor forte.

Substrato

 O substrato pode ser utilizado no fundo do alojamento, em um canto ou apenas no banheiro.

 Mas qual substrato utilizar?

 

 O tutor deve testar e avaliar a melhor opção para cada caso.  Não é raro testarem varias marcas e opções até a escolha de qual se adapta melhor a sua necessidade.

 

 E isso vai varias de acordo com a quantidade de animais no alojamento, o custo e a quantidade do produto, a capacidade de absorção e a facilidade de higienização.

 Granulado de madeira

granulado.jpg

 Tem bom custo-beneficio. Absorve bem a urina e os odores, não precisa ser trocada com tanta freqüência. E pode ser descartada no vaso sanitário. Raramente causa  alergias e não é tóxico, mas descontinue o uso se o seu ratinho demonstrar algum sintoma de alergia.

Areia higiênica mineral

al5.jpg

 Só devem ser utilizadas as de maior granulometria.

 

 Existem inúmeras marcas disponíveis no mercado com preços e capacidades de absorção variadas.

Não utilize as que tem perfume ou que soltam muito pó.

Granulado de Celulose

premium care.jpg

 Tem bom custo-beneficio. É absorvente, leve, atóxico, anti alérgico e não necessitam de trocas muito freqüentes.

 

 Pode ser utilizado inclusive por ratos alérgicos. Não forma pó e é biodegradável podendo ser descartado no vaso sanitário. É colorido, deixando o alojamento com aspecto mais bonito.

 

 Ainda é produzido em pequena escala no Brasil e só é vendido pela internet.

Maravalha de Pinus

al6.jpg

 Só a específica para roedores pode ser usada, mas apesar de barata, não é muito absorvente, logo ficando úmida e com odor forte. A troca precisa ser muito freqüente, o que faz com que não se torne tão econômica assim.

 

 Não é tóxica, mas pode ter muito pó e precisar ser peneirada antes do uso.

Tapete Higienico

tapete-higienico-roedores-coelhos.png

 Apesar de bem absorvente, é composto por gel e não deve ser roído, apesar de não ser tóxico.

 

 É uma boa opção para ser utilizado embaixo do piso de borracha ou soft. Também pode ser utilizado no caso de ratos idosos ou deficientes com incontinência urinária. 

Soft

soft-roedores-coelho.png

 O soft pode ser usado no fundo da gaiola, mas ele deixa que a urina passe para baixo onde deve haver algo que absorva, como tapete higiênico ou toalha. Desa forma o bichinho não ficará em contato com a urina. As fezes ficarão sobre o soft e poderão ser recolhidas.

​Piso de Borracha 

estrado-emborrachado-roedores-coelho

​​ Ideal para manter o alojamento seco e limpo. A urina passará pelos furos e deverá ser absorvida por algo como tapete higiênico ou toalha colocado abaixo dele.

 Confortável para as patinhas e pode ser utilizado em todo alojamento ou só em local como banheirinho.

Não Utilizar:

 Jornal: Não deve ser utilizado porque, além de não absorver bem, pode intoxicar os bichinhos devido ao contato com a tinta.

jornal-roedores-coelhos.png

  Pó de Serra: também chamado de serragem em algumas regiões é muito fino e pode conter produtos tóxicos. É perigoso para o porquinho porque pode ser ingerido, acumulando-se no estomago do porquinho ou inalado causando alergias e até pneumonias fatais.

pó_de_serra.jpg

Dra. Anna Carolina G. Neves 

Médica Veterinária

   CRMV 13614

 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.

 

bottom of page