Ao comprar brinquedos para os nossos bichinhos costumamos escolher o que imaginamos que eles irão gostar mais e nem sempre percebemos os perigos que podem estar escondidos em alguns deles.
Não são raros os atendimentos nos consultórios veterinários de roedores e coelhos vitimas de acidentes com alguns desses brinquedos.
Aqui vão alguns exemplos de perigos em brinquedos que muitas vezes passam despercebidos pelos tutores:
Peças que podem ser engolidas:
Peças como miçangas ou aros plásticos são muito duros e ao serem roídos podem ser engolidos e até levar o bichinho a morte por asfixia.
No caso de se quebrarem ao serem mordidos podem causar ferimentos na boca.
Antes de comprar o brinquedo verifique se ele não tem nenhum desses componentes.
Madeira imprópria:
Algumas madeiras como MDF, compensado, Duratex, eucalipto, cedro, etc… são tóxicas e podem até mesmo serem fatais se roídas ou ingeridas.
Mesmo assim não são raros os brinquedos, tocas e casinhas feitos com esses materiais.
Ao escolher um produto de madeira verifique se é de pinus , bambu ou outra madeira segura ou se na etiqueta existe a informação de que é de madeira atóxica. Em caso de dúvida o melhor é não arriscar.
Tintas e Colas:
Existem tintas e colas atóxicas ou corantes alimentícios que podem ser utilizados na fabricação de produtos para roedores, mas algumas vezes encontramos produtos que utilizam tintas e colas que não são seguras.
Verifique se a embalagem ou etiqueta informam sobre a tinta utilizada. Escolha sempre os que informam que a tinta e/ou a cola são atóxicas.
Parafusos e Pregos:
Alguns fabricantes utilizam pregos e/ou parafusos para unir peças de madeira de brinquedos tocas e casinhas. Mas como os roedores costumam ir roendo inclusive suas casinhas, com o tempo podem acabar ferindo a boca ou até engolindo o parafuso ou o prego.
Verifique como as peças do produto são fixadas e escolha os que são encaixados ou colados com cola atóxica.
Tamanho proporcional ao do roedor ou coelho:
Ao comprar produtos como casinhas, tocas e túneis verifique se o tamanho é o certo para o seu bichinho. Inclusive se for filhote é importante calcular se será seguro mesmo durante o crescimento dele.
São muito comuns acidentes onde os bichinhos acabam ficando entalados em portas ou janelas de casinhas ou com o dedinho, a cabeça ou a patinha presos em algum vão ou buraco.
E agora que já conhece os principais perigos que podem estar escondidos em um simples brinquedo, verifique bem como e com o que são feitos os produtos para garantir a saúde e a
segurança do seu bichinho.