CARACTERÍSTICAS
Porquinhos da Índia são pequenos mamíferos roedores. São sociáveis e vivem em pequenos grupos.
Por serem presas na natureza, tem o instinto de fuga ao se sentirem em risco e podem ser um pouco tímidos no inicio, mas ao se acostumarem com o local e com o contato humano são animais muito dóceis, que se adaptam bem ao cativeiro, adoram carinho e interagem muito bem com as pessoas.
São ótimos animais de estimação, inclusive para apartamentos.
Tem uma expectativa de vida de 5 a 8 anos.
Machos adultos medem cerca de 25 cm e pesam em media 1 kg e fêmeas adultas são um pouco menores medindo cerca de 20 cm e pesando em média 800gr. O peso pode variar de acordo com a raça.
Porquinhos da índia adoram dar e receber carinho, ficam no colo e são muito espertos. Aprendem seus nomes e respondem ao serem chamados. São muito ativos e curiosos. Adoram explorar coisas e lugares diferentes.
Classificação:
-
Reino:Animália
-
Filo:Chordata
-
Classe:Mammalia
-
Ordem:Rodentia (Roedores)
-
Sub-ordem:Caviomorpha (Porquinhos da Índia e afins)
-
Família:Caviidae (Porquinho da Índia)
-
Sub-família:Caviinae (Porquinho da Índia silvestre)
-
Gênero:Cavia
-
Espécie:Cavia aperea tschudii (Porquinho da Índia silvestre) Cavia aperea f. porcellus (Porquinho da Índia doméstico)
Os Sentidos dos Porquinhos da Índia
Audição
O sentido mais apurado nos porquinho da índia é a audição. Eles percebem ruídos a uma grande distância. Por isso muitas vezes começam a gritar ao ouvirem a porta da geladeira sendo aberta mesmo que seja do outro lado da casa.
Essa excelente audição faz com que percebam os predadores a distância e possam fugir a tempo. E também que consigam reconhecer a voz e até o som dos passos de seus tutores.
Visão
Apesar de terem um grande ângulo de visão para perceberem predadores e conseguirem diferenciar cores como azul, vermelho, amarelo e verde, não tem uma boa visão a distância.
É por isso que podem não perceber, por exemplo, a distância entre uma mesa e o chão e caírem de uma grande altura ao pular achando que o chão está mais próximo.
Olfato
Os porquinhos utilizam muito o olfato, não só para encontrar alimento, mas também para reconhecer outros porquinhos, perceber marcações de território e até reconhecer as pessoas.
Tato
No porquinho o tato é sentido principalmente pelos bigodes que ajudam o bichinho a se orientar no escuro sem bater em objetos.
Paladar
O paladar dos porquinhos é suficientemente bom para perceber a diferença entre alimentos e até sentir quando um alimento não está bom. Por isso é normal rejeitarem uma verdura murcha ou uma fruta passada. E sabem muito bem escolher os alimentos que mais gostam.
Tem paladar exigente e precisam conhecer os alimentos ainda filhotes porque os adultos tendem a rejeitar alimentos que não reconhecem o sabor. E até evitam experimentar um alimento que não conhecem.
Conhecendo as Idades dos Porquinhos da Índia
Calcular a idade do porquinho da índia não é tão simples como multiplicar a idade humana por algum número porque o porquinho tem características muito distintas dos humanos. Por isso sua vida é dividida em fases.
Diferente de cães e gatos, não é possível determinar a idade dos porquinhos pelos dentes, já que seus dentes se desgastam e crescem continuamente por toda vida.
A vida dos porquinhos pode ser dividida em 4 fases:
Infância
Os filhotes já nascem com olhos abertos, dentes, pelos e em poucas horas começam a se alimentar. E em menos de um mês já se tornam independentes da mãe. Nessa fase são muito ativos e curiosos.
É o momento ideal para experimentarem grande variedade de alimentos.
O crescimento é muito rápido.
Os machos devem ser separados da mãe e das outras fêmeas aos 21 dias para evitar acasalamentos precoces.
Adolescência
Chegam à maturidade sexual muito cedo e são férteis durante toda vida.
Nessa fase podem começar a brigar por território e acasalamento. É a fase onde se auto afirmam e definem suas posições na hierarquia do grupo.
É também nessa fase que as fêmeas devem acasalar pela primeira vez pra evitarem problemas futuros no parto.
Idade Adulta
Podem crescer até um ano de idade. Algumas raças param de crescer mais cedo e outras mais tarde.
Essa fase vária um pouco de uma raça para outra, mas em média inicia em torno dos 9 meses.
As fêmeas apresentam a consolidação dos ossos pélvicos. É nessa fase que a reprodução é mais segura desde que a fêmea já tenha tido a primeira cria durante adolescência, antes da consolidação dos ossos pélvicos.
Fase Sênior
Os porquinhos vivem de 5 a 8 anos e se tornam idosos relativamente cedo.
A partir dos 4 anos entram na fase sênior, quando se tornam mais tranquilos. Nessa fase continuam férteis, mas a gestação é mais arriscada.
Normalmente é a idade da aposentadoria dos reprodutores e matrizes.
Dra. Anna Carolina G. Neves
Médica Veterinária
CRMV 13614
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.