Alojamento
Existe uma grande variedade de opções de alojamentos para porquinhos da índia. Por isso é importante avaliar os prós e contras de cada opção de acordo com o espaço, a quantidade de porquinhos da índia, a quantidade de acessórios a serem colocados, o custo, a facilidade de limpeza e a segurança.
Quanto mais espaço, melhor.
E lembre-se: Independente do tipo e do tamanho do alojamento os porquinhos precisam ser soltos frequentemente para brincar e se exercitar.
Pode-se usar:
Cercadinhos
Considerados uma ótima opção porque costumam ser bem maiores que as gaiolas e em alguns casos podem ser montados de acordo com o espaço disponível. Podem ser feitos com telas aramadas. A abertura das telas deve ser inferior a 3,8cm para que filhotes não consigam passar por elas.
Podem ser montados e desmontados com facilidade, ter mais de um andar e formatos variados e como são maiores, tem mais espaço para tocas, brinquedos e outros acessórios.
Infelizmente devido a sua forma, poucos cercados tem a opção para que os porquinhos possam entrar e sair livremente sob supervisão. O que faz com que associem o cercadinho ao local seguro onde comem, dormem e utilizam como banheiro. Aprendendo a entrar quando se sentem inseguros ou quando precisam fazer as necessidades só dentro do alojamento.
No caso de se ter crianças pequenas ou outros animais em casa, o cercado pode ser montado com telas também em cima, como se fosse uma gaiola.
Mas é importante avaliar se realmente é seguro manter os porquinhos no cercado quando existem crianças pequenas na casa que podem entrar no cercadinho e pisar ao ferir acidentalmente os bichinhos. Ou quando há outros animais que possam caçar ou até ferir os porquinhos tentando brincar já que um cercadinho, mesmo com telas na parte de cima, não é tão resistente a peso ou a ser forçado por por animais pulando em cima ou tentando abri-lo. Nesses casos talvez uma grande gaiola seja a melhor opção.
Gaiolas para Porquinhos da Índia
Tem um único andar e os espaços entre as grades são do tamanho ideal para evitar fugas ou ferimentos. São uma opção mais são seguras no caso de ter outro animal em casa que possa atacar o porquinho ou até crianças pequenas.
Escolha sempre a maior possível. Os porquinhos crescem bastante e não vivem felizes e confortáveis em gaiolas pequenas. Além disso é preciso ter espaço suficiente para os acessórios e ser específica para porquinhos da índia.
Existem modelos bem grandes que também são vendidos como gaiolas para coelhos e com piso adequado que anteriormente só existiam na Europa e EUA, mas que agora já conseguimos encontrar no Brasil. Esses modelos até vem com acessórios como toca, plataforma, porta-feno, etc... e não possuem grades no piso para não ferir as patinhas.
Também são uma opção para viagens ou para transportes curtos como ir ao veterinário.
Podem ser mantidas abertas para que os porquinhos possam entrar e sair sempre que quiserem sob supervisão. E dessa forma os bichinhos costumam associar a gaiola ao local seguro onde comem, dormem e utilizam como banheiro. Aprendendo a fazer as necessidades só dentro da gaiola.
Gaiolas de transporte: Gaiolas com menos de 80 cm de comprimento só devem ser utilizadas como gaiolas de transporte no caso de viagens ou idas ao veterinário. Mesmo gaiolas de transporte não podem ter piso de grade.
Importante:
O chão da gaiola não pode ser de grade. Se for, retire a grade para a evitar que as patinhas fiquem feridas. Apenas forrar para cobrir as grades muitas vezes não evita lesões nas patinhas a longo prazo. Gaiolas que possuem piso de grades que não podem ser retirados não servem para porquinhos.
Viveiros internos ou externos
Podem ser feitos de madeira e telas aramadas na forma e medida que você quiser. Precisam ser seguros, fáceis de limpar e com boa ventilação.
Para ficarem na área externa é importante que tenham um telhado para proteger do sol e da chuva e ficar em local protegido de correntes de ar e de predadores.
Cercado para lazer
Uma opção para quem tem quintal em casa. Esse tipo de cercado pode ser colocado sobre o gramado para que os porquinhos brinquem e comam grama em segurança durante uma parte do dia. Podem ser feitos também com telas aramadas. Não se esqueça de colocar água e uma proteção contra sol e chuva no cercado. Em locais onde possam existir predadores como gatos e aves de rapina é preciso telar a parte superior para evitar acidentes.
Criar Solto
Essa é uma opção que causa muita controvérsia, mas é possível sim criar porquinhos da índia soltos em alguns espaços desde que o espaço seja preparado para eles. É importante preparar o espaço para que não haja nada que eles possam roer e se ferir ou lugares onde possam ficar presos. Coisas que possam cair sobre eles também precisam ser retiradas. E é importante oferecer um espaço agradável com brinquedos, acessórios e tocas onde possam se esconder e se sentir seguros. E sem o perigo do ataque de outros animais. E um local para ser usado como banheirinho.
E é possível ter uma gaiola para quando for preciso manter o porquinho em segurança durante uma limpeza, viagem ou ou presença de visitas em casa.
Nunca usar:
Gaiolas de hamsters
São pequenas demais, possuem diversos andares podendo causar quedas e suas grades mais estreitas podem prender e até fraturar as patinhas dos porquinhos.
Aquários
Mesmo que em tamanho grande e sem tampa não apresentam a ventilação necessária. Podendo se tornar um ambiente úmido e concentrar o odor de amônia da urina que se torna tóxica para os animais.
Gaiolas de Chinchila
Possuem plataformas com vários andares para serem escaladas e podem levar os porquinhos a quedas.
5 Mitos sobre Alojamento de Porquinho da índia
Substrato
Manter o alojamento sempre seco e limpo é muito importante, para isso escolha o substrato ou forração que considerar ideal para o tipo de alojamento, a quantidade de animais, a praticidade e custo ideais pra você.
Maravalha
Encontrada facilmente em Pet Shops. Tem baixo custo, mas pouca durabilidade e pode causar alergia em animais mais sensíveis.
Mas não tem boa absorção de urina e nem de odores e por isso precisa ser trocada com frequência.
Nos porquinhos de pelagem longa pode se embaraçar no pelos se o bichinho não for escovado com freqüência.
A maravalha precisa ser especifica para roedores. A melhor é a de Aspen/Alamo que ainda é importada e por isso tem um custo mais alto. Maravalhas vendidas ou doadas em madeireiras não podem ser usadas porque podem ser de madeiras tóxicas como cedro ou terem compostos químicos como vernizes ou tintas que podem intoxicar o porquinho.
Mas mesmo maravalhas especificas para roedores podem conter muito pó e por isso precisarem ser peneiradas., além de logo deixarem o alojamento úmido e com forte cheiro de amônia. Por isso, apesar de não ser um substrato tóxico e ser barato, não costuma ser indicado para porquinhos da índia.
Feno
Apesar de não ser caro e fazer parte da alimentação do porquinho, não funciona tão bem quando usado sozinho. A urina costuma ficar embaixo do feno, sem ser absorvida, causando forte odor após pouco tempo. O ideal é usar o feno juntamente com a maravalha. Assim a urina passa pelo feno sendo absorvida pela maravalha. E o feno, além de evitar o contato do animal com a urina, também mantém o ambiente sem odores por mais tempo. E sempre se deve usar o feno de boa qualidade mesmo que seja como substrato porque o porquinho ira se alimentar desse feno também.
Granulado de Madeira
Encontrado em Pet Shops. Existem marcas direcionadas para roedores e para gatos, mas são o mesmo produto. É muito eficiente para neutralizar odores, atóxico, tem uma durabilidade maior e é biodegradável, podendo ser descartado no vaso sanitário. Por ter um custo mais alto normalmente não é usado em cercados ou alojamentos grandes. Uma boa opção é usa-lo em uma bandeja higiênica, ou banheiro para roedores. Ao contrario do que muitos imaginam o pinus, madeira utilizada para fazer o granulado, não é tóxica e quando ocorrem alergias e irritações estão associadas ao pó e ao acumulo de amônia da urina.
Teste do Granulado de Madeira no banheiro de Roedores
Corn Cobs
São granulados absorventes a base de flocos de milho. Absorvem bem e são um pouco mais caros que granulados de madeira. Mas é preciso verificar se não ficam úmidos por muitos dias sem troca. Com a umidade excessiva tem tendência de criar fungos.
Piso Acolchoado Permeável
É utilizado no fundo do alojamento juntamente com outro material absorvente por baixo com toalha ou tapete higiênico.
O piso é permeável, deixando a urina passar e se mantendo seco por mais tempo.
Pode ser lavado.
Tem excelente custo benefício por não ser descartável.
O ideal é ter pelo menos 2 para poder utilizar um enquanto o outro é lavado.
É macio e acolchoado sendo confortável e indicado para porquinhos com tendência a pododermatite (lesões nas solas das patas).
Saiba tudo sobre o Piso Acolchoado para Roedores
Granulado de Celulose
É um granulado a base de celulose, atóxico, anti alérgico, biodegradável e com boa absorção de urina e odores. Seu aspecto colorido deixa o alojamento mais bonito e é muito leve, rendendo bastante. É muito utilizado na Europa e E.U.A , mas no Brasil ainda é pouco conhecido. Tem bom custo beneficio, pode ser descartado no vaso sanitário e é ótimo para animais alérgicos.
Benefícios do Granulado de Celulose
Soft
Não é descartável. É lavável. Usado para deixar passar a urina se mantendo sempre seco. Embaixo do soft podem ser colocadas toalhas, tapetes higiênicos usados para cães ou outro material absorvente. É preciso retirar as fezes varrendo.
O soft é muito confortável, mas é importante manter as unhas do porquinho aparadas para evitar que se prendam no soft podendo ferir o bichinho.
A limpeza semanal é um pouco mais trabalhosa, pois as toalhas e o soft precisam ser lavados.
Nunca use amaciante ao lavar o soft. O amaciante deixa o soft mais impermeável, atrapalhando a passagem da urina.
2 formas de usar o Soft como forração para roedores
Estrado Emborrachado
Feitos em plástico ou borracha resistente e com perfurações que deixam passar a urina e as fezes, mas que não ferem e nem prendem as patinhas dos porquinhos. Tem o custo um pouco mais alto, mas com ótimo custo beneficio já que não são descartáveis. Mantém o alojamento sempre seco e limpo. Por baixo dos estrados pode ser colocado algum material absorvente como tapete higiênico ou granulado de madeira.
Tapete Higiênico
Tem boa absorção da urina e não é tóxico, mas como tem plástico e gel, não deve ser roído. Pode ser utilizado por baixo do soft ou por baixo do estrado emborrachado.
Também é boa opção para ser utilizado no fundo de caixas de transporte durante viagens ou idas ao veterinário.
Nunca usar:
Jornal
O jornal pode soltar tinta intoxicando o porquinho, além de não absorver bem a urina e sujar a pelagem e as patinhas..
Pó de Serra
O pó de serra, também chamado de serragem em algumas regiões é muito fino e pode conter produtos tóxicos. É perigoso para o porquinho porque pode ser ingerido, acumulando-se no estomago do porquinho ou inalado causando alergias e até pneumonias fatais.
Areia higiênica para gatos
As areias para gatos a base de argila ou minerais semelhantes absorvem bem a urina, mas podem ser perigosas se ingeridas e costumam grudar na pelagem quando ficam úmidas. Além de poder causar alergias respiratórias.
Tipos de Substratos para Porquinhos da Índia
Acessórios
Comedouro
Os comedouros ideais devem ser de barro, cerâmica ou outro material resistente e com formato que evite que sejam virados. Porquinho da índia costumam roer os potes e se forem de outros materiais como plástico, podem causar ferimentos na boca. Os comedouros devem ser limpos diariamente. Antes de colocar a ração certifique-se que o comedouro está seco. A umidade pode estragar a ração.
Bebedouro
Os bebedouros podem ser potes de barro ou do tipo garrafa. O pote de barro mantem a agua fresca, mas é mais difícil de ser virado, derramando a água e poder ficar logo sujo com substrato ou dejetos que caiam dentro da água. Alguns porquinhos urinam e defecam na água.
O bebedouro garrafa não deixa que o porquinho suje a água. Pode ser fixado na gaiola ou cercado. O bico tem que ser metálico para evitar que o porquinho consiga roer. Verifique se não há vazamento sempre que trocar a água e recolocar no alojamento.
Se o seu bichinho for ficar sozinho durante muitas horas o melhor é o bebedouro do tipo garrafa, já que o pote pode ficar sujo do substrato que absorve a água, deixar o porquinho com sede.
Mas você pode colocar as duas opções ao mesmo tempo no alojamento já que alguns porquinhos preferem os potes e outros os bebedouros tipo garrafa.
O bebedouro ideal para roedores
Porta-feno e Feno Bag
São acessórios muito úteis para evitar que o feno e/ou a alfafa fiquem espalhados pelo alojamento e sejam desperdiçados. Inclusive evitando que os porquinhos da índia façam xixi sobre o feno. Além de manter o alojamento mais limpo, o porta feno também funciona como enriquecimento ambiental divertindo e mantendo o porquinho ocupado ao pegar o feno.
Conheça o Porta-feno
Conheça a Feno Bag
Brinquedos
Porquinhos roem para desgastar os dentes que crescem continuamente. Brinquedos em madeira atóxica são ideais para isso. Quanto mais brinquedos e diversão, melhor.
Casinhas, Caminhas ou Tocas
Podem ser de madeira, plástico, PVC ou tecido. As de madeira costumam ser roídas, mas os porquinhos normalmente não roem as de tecido ou plástico.
No caso do porquinho roer a casinha observe se não há risco dele se ferir. Caso haja algum perigo como pregos, troque a casinha.
Cuidado com o tamanho da toca ou casinha para que o bichinho não fique preso ao crescer. As casinhas, caminhas e tocas servem como abrigo para proteger do frio e dar segurança aos porquinhos mais assustados.
Casinhas para hamster são muito pequenas e podem causar sérios acidentes se o porquinho ficar preso nelas. Dê preferencia as específicas para porquinhos da índia ou para coelhos e ferrets.
Redes, Alcofas ou Tuneis
Podem ser de tecido. Também servem como abrigo para proteger do frio e dar segurança aos porquinhos. E até para brincar.
Bandeja Sanitária / Banheiro
Alguns porquinhos aprendem a fazer xixi em uma caixa plástica forrada com serragem ou granulado de madeira, facilitando a higiene do cercado ou da gaiola. Ou em banheiros de canto para roedores.
Não usar:
Rodas ou Bolas de exercícios
Bolas e rodas não são boas para exercitar porquinhos. O formato força a coluna podendo causar lesões. O melhor é deixar o porquinho correr solto diariamente por algum tempo desde que o lugar seja seguro e tenha sempre alguém supervisionando.
Os 5 perigos escondidos em brinquedos e acessórios para roedores
Dra. Anna Carolina G. Neves
Médica Veterinária
CRMV 13614
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.