Alojamento
Ao escolher o alojamento é preciso lembrar das características dos gerbils.
Eles precisam viver em pares ou grupos e para isso o alojamento tem que ter um bom tamanho. O tamanho médio para 2 gerbils é de pelo menos 50x40cm.
E é preciso lembrar também que os gerbils têm o instinto de cavar e adaptar o alojamento para que eles possam fazer isso. Além de pularem relativamente alto para o seu tamanho, o que faz com que aos alojamentos precisem ser protegidos de fugas inclusive na parte superior.
Como existem várias opções de alojamento e para escolher qual o melhor em cada caso é preciso avaliar a facilidade de encontrar na sua região, o custo, a facilidade de higienização, a segurança, o tamanho, a quantidade de gerbils que viverão nele e os acessórios que serão colocados.
Podem ser usadas:
Gaiolas para Roedores
Gaiola importada para gerbils com espaço para o substrato que serve para escavações
São ventiladas e tem uma grande variedade de tamanhos e modelos. Infelizmente são poucas as opções com tamanho e formatos adequados para gerbils. E precisam ter bandeja ou algum espaço onde possa ser colocado substrato suficiente para escavarem sem que joguem tudo pra fora da gaiola.
As grades facilitam a colocação de acessórios como rodas e bebedouros, mas alguns gerbils têm a tendência de roer as grades podendo até causar falta de pelos no focinho, retirada de tinta das grades e até lesões na boca se esse comportamento se tornar compulsivo.
Os gerbils não podem pisar em grades por isso gaiolas com grades no piso e que não possam ser retiradas não servem para esses bichinhos. E verifique se não existem locais fáceis de serem roidos possibilitando fugas.
Aquários e Terrários
Alojamentos podem ser feitos a partir de aquários. Existe grande variedade de tamanhos de aquários o que favorece o seu uso já que podem ser bem maiores que as gaiolas disponíveis no mercado.
É preciso adaptar uma tela na parte de cima para evitar fugas, mas sem atrapalhar a ventilação.
Em aquários é necessário fazer algumas adaptações para colocar os acessórios já que não há grades para fixá-los. Mas são uma ótima opção para que os gerbils tenham bastante substrato para cavar e se divertir sem jogar tudo para fora do alojamento.
Terrários também podem ser feitos sob medida e até com vários andares e espaços para a coloração de acessórios.
Caixas Organizadoras
São uma opção interessante desde que você tenha disposição e criatividade pra preparar o alojamento.
É necessária pelo menos uma caixa organizadora grande e transparente e a colocação de telas para ventilar e evitar fugas. O espaço pode crescer com o uso de mais de uma caixa unida à outra por tubos de PVC.
É possível fixar acessórios como rodas e bebedouros fazendo furos no plástico. E é importante prestar atenção se não existem arestas que possam ser roídas.
E as telas precisam ser metálicas, resistentes e devem ser colocadas na parte superior da caixa e não nas laterais porque qualquer encaixe da tela pode de acabar sendo roída facilitando a fuga.
Mistura de gaiola com terrário ou caixa organizadora ou aquário
Essa é uma opção mais recente criada como alojamento para gerbils. É preciso uma gaiola sem fundo e uma caixa organizadora ou aquário no tamanho certo para ser encaixado como fundo da gaiola.
Esse tipo de alojamento costuma ter melhor ventilação que apenas o aquário ou a caixa organizadora.
Na parte inferior é possível colocar grande quantidade de substrato para ser escavado e na parte superior fica mais fácil colocar acessórios como rodas e bebedouros presos as grades.
O maior inconveniente costuma ser conseguir uma caixa ou aquário que se encaixe perfeitamente e em alguns casos acaba sendo necessário um aquário feito sob medida.
Acessórios
Bebedouro
Precisam ser do tipo garrafa ou “mamadeira” com bico metálico. O bico de plástico seria logo roído e o de vidro seria quebrado ferindo a boca do bichinho.
Se o corpo do bebedouro for de plástico ele precisará ficar por fora da gaiola para não ser roído. Para ser colocado dentro da gaiola é preciso que seja de vidro.
Comedouro
Os melhores são os de barro, metal ou louça para não serem logo destruídos a dentadas.
Casinha ou Toca
Dão segurança aos bichinhos e são muito apreciadas por eles. Podem ser de madeira atóxica ou coco seco e com o tempo é normal ter que substituí-las por serem roídas.
Roda de Exercícios
É um acessório que eles costumam gostar e usar muito, mas é preciso que tenha o fundo fechado, sem espaços onde o rabo ou até as patas possam ficar presos.
Brinquedos
Como roem tudo, os brinquedos de madeira que podem ser roídos e são uma ótima opção. Outras coisas que eles também adoram são túneis, pontes e esconderijos.
Substrato
É um componente importante no alojamento porque além de servirem para absorver a urina, também são usadas pelos gerbils para escavar e para colocar no ninho.
Dependendo do tipo de alojamento é possível colocar no fundo uma camada de pelo menos 10 a 15 cm de substrato para ser escavado.
A escolha do substrato depende de fatores como custo, tamanho do alojamento, facilidade de encontrar o produto, capacidade de absorção e praticidade.
Areia Sanitária de gatos
Absorve bem a urina, mas como é feito de material argiloso, quando muito molhado se transforma em lama. Raramente causa alergias ou são ingeridos por gerbils.
Não utilizar granulados perfumados ou a base de sílica.
Granulado Sanitário de madeira
Considerados uma excelente opção, pois são leves, absorventes e agradáveis para escavar. Não causam alergia e são biodegradáveis podendo ser jogados no vaso sanitário.
Papel higiênico
Boa opção para ninhos, mas fica logo ensopado de urina e precisa ser trocado com freqüência
Granulado de Celulose
Ótima opção para absorver a urina e para ser cavado por ser leve e absorvente. Absorve bem o odor e é excelente para os gerbils que costumam adoraram cavar e se enterrar nele ele.
Tem bom custo-beneficio, além de ser biodegradável , anti alérgico e poder ser descartado no vaso sanitário.
O colorido faz com que o alojamento fique ainda mais bonito.
Onde comprar:
Feno
Não absorve bem a urina, mas é ótimo para ninhos e parte da alimentação auxiliando no desgaste dos dentes. Pode ser utilizado com outro substrato.
Maravalha
Absorve menos a urina e logo fica unida, mas é agradável para ser escavado. Tem baixo custo, mas precisa ser específica para roedores.
Nunca utilize maravalhas vendidas ou doadas por madeireiras. Podem conter substancias tóxicas como verniz, tinta ou serem de madeiras impróprias para roedores. A melhor maravalha é a de Aspen, mas é mais cara e difícil de ser encontrada a venda.
Pode ser utilizada misturada a outro substrato. Mas os gerbils costumam apresentar pelagem feia, gordurosa, arrepiada e com aspecto descuidado quando é utilizada a maravalha.
Jornal
Pode ser tóxico devido à tinta. Não deve ser usado e não absorve bem a urina.