Sexagem
Saber diferenciar o sexo dos coelhos é muito importante. Não são raros os casos de tutores que só descobrem que seus coelhos não são do sexo que foi falado ao serem comprados ou adotados.
É muito comum que vendedores não saibam diferenciar o sexo e por isso digam que os coelhos são novos demais para fazer a sexagem ou informam o sexo de forma errada.
E tratar um macho como fêmea ou vice versa é o menor dos problemas. Pior é descobrir que aquelas duas fêmeas ou dois machos eram na verdade um casal ao descobrir o nascimento de uma ninhada não esperada de coelhinhos.
A diferenciação pode ser feita antes das 8 semanas por que já tenha alguma experiência, mas com 8 semanas qualquer um já consegue diferenciar o sexo mais facilmente.
Mas como diferenciar machos e fêmeas?
Coloque o coelho de barriga para cima para facilitar a observação dos genitais. Nessa região é possível visualizar 2 orificios.
O mais próximo a cauda é o anus.
Nos machos a distância entre os 2 orifícios é maior do que nas fêmeas.
Genitais de coelhos recém nascidos
Macho Fêmea
Mas só isso não costuma ser suficiente para não deixar dúvidas.
Machos
No macho o orifício genital tem forma de círculo e o pênis aparece com o formato de um pequeno cilindro quando se pressiona delicadamente acima do orifício.
E dependendo da idade já é possível visualizar os testículos localizados lateralmente ao pênis.
Fêmea
Nas fêmeas o processo é o mesmo. A diferença é que o orifício tem um formato mais oval e com uma separação no meio que pode ser vista quando se pressiona delicadamente acima do orifício
Assista ao vídeo para entender melhor na prática:
Dra. Anna Carolina G. Neves
Médica Veterinária
CRMV 13614
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.