
Alimentação

Chinchilas são herbívoros e possuem um sistema digestivo sensível.
Por serem animais originários de clima desértico são adaptados a uma alimentação com menor teor de umidade e rica em fibras.
A dieta ideal para as chinchilas consiste em:
20 gramas de ração específica para chinchilas, 2 vezes ao dia.
Feno puro ou com ervas e alfafa sempre disponíveis.
Petiscos em pequenas quantidades 2 a 3 vezes por semana.
Água limpa e fresca a vontade.
Ração
Sempre ofereça rações específicas para chinchilas.
Não utilize rações que contenham grãos como sementes de girassol, amendoim ou milho e nem rações indicadas para outros roedores.
Apenas 30 a 40 gramas de ração divididas em 2 porções diárias são suficientes para uma chinchila. A ingestão de ração em excesso, além de engordar, pode causar problemas intestinais e odontológicos.
Remova diariamente a ração que não for consumida.
Uma chinchila adulta irá consumir em média 1 quilo de ração por mês.
Quando precisar trocar a marca de ração, substitua gradativamente misturando pequenas quantidades da arca nova a já utilizada e vá aumentado a quantidade até fazer a troca totalmente. Isso evita o risco de diarréias.
Feno

É a base da alimanteção.
O feno de capim e de alfafa deve ser oferecido diariamente e sempre a vontade. Ele tem grande importância na alimentação das chinchilas por ser uma excelente fonte de fibras.
A mastigação do feno auxilia no desgaste dos dentes e sua ingestão estimula o bom funcionamento intestinal e a eliminação de pelos acumulados no estomago e intestinos. Pode-se oferecer o feno puro ou com ervas, flores ou folhas comestíveis.
A alfafa pode ser encontrada em rama ou em cubos.
O valor nutricional é o mesmo. A unica diferença é o formato.
O único cuidado é evitar que a alfafa em cubos seja molhada pra que não forme fungos.
Tanto a alfafa quanto o feno peletizados não devem ser oferecidos para chinchilas porque devido ao seu formato, não auxiliam no desgaste dentário podendo levar a problemas odontológicos.
Petiscos

Utilizados apenas como um agrado ou até para treinamento como no caso de atrair a chinchila solta para voltar para a gaiola.
Pode–se oferecer frutas secas como maça, ameixa e uva passa, biscoito de proteína de soja, alguns tipos de flores e ervas desidratadas. Mas sempre em pequenas quantidades e com pouca freqüência.
Ervas e flores permitidas: camomila, alecrim, erva-doce, erva-cidreira, manjericão, hortelã, hibisco, alecrim dente de leão e amor perfeito.
Água
A água deve estar sempre limpa, fresca e disponível. Ofereça água filtrada ou mineral em bebedouros específicos para chinchilas fixados na parte externa da gaiola para evitar que sejam roídos e vazem.
As chinchilas bebem pouca água em comparação com outros roedores.