março 24, 2017

TWISTER-ALOJAMENTO

Alojamento

O alojamento é muito importante para esses bichinhos. Eles passam boa parte da sua vida dentro dele e por serem animais muito ativos e inteligentes precisam se manterem ocupados e entretidos em seu ambiente.

Passam boa parte do tempo brincando e por mais cuidadoso e atencioso que você seja com seus bichinhos, não terá como passar tanto tempo brincando com eles, por isso é importante oferecer um alojamento muito confortável e interessante pra eles, além de espaçoso para que possam viver em pares ou grupos.

Escolha alojamento grandes, com vários andares e espaço para a colocação de acessórios como camas, redes, tocas, túneis, brinquedos, bebedouros, comedouros, etc…

Os twisters não podem ficar em gaiolas com grades no fundo. Isso pode ferir gravemente as patinhas.

As gaiolas mais utilizadas são as de Chinchilas ou Ferrets devido ao tamanho e aos vários andares.

É preciso verificar se o alojamento é realmente seguro, sem frestas por onde o bichinho consiga passar. Não se esqueça que se ele conseguir passar a cabeça, conseguirá passar todo o corpo.

 

 

Acessórios

Bebedouro

O melhor modelo é do tipo garrafa que evita que sujeiras entrem em contato com a agua.

Twisters são muito ativos e podem derrubar potes de água mais leves ou mesmo derrubar coisas como substrato, alimentos e até paninhos no pote, correndo o risco de ficaram sem água.

Alguns chegam a defecar ou urinar na água, mas isso não é comum.

Existem muitos relatos de Twisters que usam o pote de água como banheira e até alguns casos desses bichinhos molhando o alimento antes de comer.

O ideal é que os bebedouros tenham pelo menos 250ml para evitar que em caso de esquecimento possam ficar com sede.  E no caso de alojamentos com vários bichinhos será preciso mais bebedouros.

 

Comedouro

Precisa ser pesado para evitar ser virado belo bichinho.  Os melhores são de cerâmica ou

É comum alguns Twisters retirarem a comida do pote e esconderem em algum local que achem mais seguro.

Tocas e casinhas

Como ratos são presas, precisam de um local que se sintam seguros e protegidos pra dormir.

Tocas e casinhas são essenciais no alojamento. 

 Não há problema em serem de tecido porque esses bichinhos não engolem pedaços de tecidos, apenas roem as vezes.

Redes e Túneis

Os Twisters adoram se esconder em túneis e dormir em redes. Quanto mais acessórios interessantes e lúdicos no alojamento, melhor.

Brinquedos

Esses bichinhos são muito curiosos e brincalhões. Adoram novidades em seu alojamento como brinquedos para  escalar, caça-petiscos, brinquedos para roer, etc…

Banheiro

Como são animais muito preocupados com a higiene e inteligentes aprendem facilmente a usar o banheiro para roedores.  Isso facilita muito a higiene do alojamento e evita odores desagradáveis já que a urina dos ratos tem odor forte.

 

 

Substrato

O substrato pode ser utilizado no fundo do alojamento, em um canto ou apenas no banheiro.

Mas qual substrato utilizar?

O tutor deve testar e avaliar a melhor opção para cada caso.  Não é raro testarem varias marcas e opções até a escolha de qual se adapta melhor a sua necessidade.

E isso vai varias de acordo com a quantidade de animais no alojamento, o custo e a quantidade do produto, a capacidade de absorção e a facilidade de higienização.

Granulado de madeira: Tem bom custo-beneficio. Absorve bem a urina e os odores, não precisa ser trocada com tanta freqüência. E pode ser descartada no vaso sanitário.

Areia higiênica para gatos: Só devem ser utilizadas as de maior granulometria. Existem inúmeras marcas disponíveis no mercado com preços e capacidades de absorção variadas. Não utilize as que tem perfume ou que soltam muito pó.

Granulado de Celulose: Tem custo médio e não são encontrados com facilidade. São absorventes e não necessitam de trocas muito freqüentes.

Maravalha: Só a específica para roedores pode ser usada, mas apesar de barata, não é muito absorvente, logo ficando úmida e com odor forte. A troca precisa ser muito freqüente, o que faz com que não se torne tão econômica assim.

Tapete Higienico: Apesar de bem absorvente, é composto por gel e não deve ser roído. É uma boa opção para ser utilizado embaixo do piso de borracha ou soft.

Soft: O soft pode ser usado no fundo da gaiola, mas ele deixa que a urina passe para baixo onde deve haver algo que absorva, como tapete higiênico ou toalha. Desa forma o bichinho não ficará em contato com a urina. As fezes ficarão sobre o soft e poderão ser recolhidas.

Piso de borracha: Ideal para manter o alojamento seco e limpo. A urina passará pelos furos e deverá ser absorvida por algo como tapete higiênico ou toalha colocado abaixo dele.

Não Utilizar:

Jornal: Não deve ser utilizado porque, além de não absorver bem, pode intoxicar os bichinhos devido ao contato com a tinta.

Granulado de sílica: Apesar de absorver bem a urina, não deve ser utilizado. Além do risco causar problemas respiratórios pode ser cancerígena.

Serragem: Muito confundida com a maravalha. A serragem é o chamado pó de serra. Residuo do corte de madeira que é um pó fino perigoso se inalado pelo bichinho.