PORQUINHO DA ÍNDIA - ALOJAMENTO


 

Informações de como alojar o porquinho da índia com conforto e segurança

Quanto mais espaço melhor!

Alojamentos

 Pode–se usar:

Cercadinhos

 Considerados uma ótima opção porque costumam ser grandes e em alguns casos podem ser montados de acordo com o espaço disponível. Podem ser feitos com telas aramadas. A abertura das telas deve ser inferior a 3,8cm para que filhotes não consigam passar por elas. Podem ser montados e desmontados com facilidade, podem ter mais de um andar e formatos variados e como são maiores, tem mais espaço para tocas, brinquedos e outros acessórios. No caso de se ter outros animais em casa que possam ferir o porquinho, o cercado precisa ser montado com telas também em cima, como se fosse uma gaiola.

 Gaiolas para Porquinhos da Índia

Tem um único andar, ou no máximo uma plataforma baixa e os espaços entre as grades são do tamanho ideal para evitar fugas ou ferimentos. São seguras no caso de ter outro animal em casa que possa atacar o porquinho.

Também podem ser utilizadas para viajar com o bichinho com mais conforto.

Os modelos para porquinhos não possuem grades no piso e nem nas plataformas e alguns são produzidos na Europa onde são muito utilizados.

Escolha sempre a maior possível. Os porquinhos crescem bastante e não vivem felizes e confortáveis em gaiolas pequenas.

Gaiolas de Coelho

 São de um único andar e com espaços de bom tamanho entre as grades. Alguns modelos são maiores e por isso mais adequados. As que possuem grades no piso que não podem ser retiradas não servem para porquinhos da índia.

  Importante:

O chão da gaiola não pode ser de grade. Se for, retire a grade para evitar que as patinhas fiquem feridas. Apenas forrar para cobrir as grades muitas vezes não evita lesões nas patinhas a longo prazo. Gaiolas que possuem piso de grades que não podem ser retirados não servem para porquinhos.

Saiba mais sobre a gaiola ideal nesse video:

AtençãoOs porquinhos precisam ser soltos sob supervisão para brincarem e se exercitarem fora da gaiola diariamente. A gaiola é pequena para porquinhos adultos e deve ser usada apenas para alojá-los por pouco tempo, quando não ha ninguém para supervisioná-los e correm o risco de se ferir.

Viveiros Internos ou Externos

 Podem ser feitos de madeira e telas aramadas na forma e medida que você quiser. Para ficarem na área externa é importante que tenham um telhado para proteger do sol e da chuva e ficar em local protegido de correntes de ar e de predadores.

Cercado para lazer

Uma opção para quem tem quintal em casa. Esse tipo de cercado pode ser colocado sobre o gramado para que os porquinhos brinquem e comam grama em segurança durante uma parte do dia. Podem ser feitos também com telas aramadas. Não se esqueça de colocar água e uma proteção contra sol e chuva no cercado.

Nunca usar

  Gaiolas de Hamsters

 São pequenas demais, possuem diversos andares podendo causar quedas e suas grades mais estreitas podem prender e até fraturar as patinhas dos porquinhos.

Aquários

 Mesmo que em tamanho grande, e sem tampa, não fornecem a ventilação necessária. Podendo se tornar um ambiente úmido e concentrar o odor de amônia da urina que se torna tóxica para os animais.

Gaiolas de Chinchila

Possuem plataformas com vários andares para serem escaladas e podem levar os porquinhos a quedas.

Substrato

Manter o alojamento sempre seco e limpo é muito importante, para isso escolha o substrato que considerar ideal para o tipo de alojamento, a quantidade de animais, a praticidade e custo ideais pra você.

Maravalha

Encontrada facilmente em Pet Shops. Tem baixo custo, boa durabilidade, raramente causa alergias. Nos porquinhos de pelagem longa pode se embaraçar no pelos se o bichinho não for escovado com freqüência. Usar apenas maravalha especifica para roedores.  Maravalhas vendidas ou doadas em madeireiras não podem ser usadas porque podem ser de madeiras tóxicas como cedro ou terem compostos químicos como vernizes ou tintas que podem intoxicar o porquinho. Maravalhas de boa qualidade não causam problemas respiratórios.

Feno

Apesar de ser barato e fazer parte da alimentação do porquinho, não funciona tão bem quando usado sozinho. A urina costuma ficar embaixo do feno, sem ser absorvida, causando forte odor após pouco tempo. O ideal é usar o feno juntamente com a maravalha. Assim a urina passa pelo feno sendo absorvida pela maravalha. E o feno, além de evitar o contato do animal com a urina, também mantém o ambiente sem odores por mais tempo.

Granulado de Madeira

Encontrado em Pet Shops. Existem marcas direcionadas para roedores e para gatos, mas são o mesmo produto. É muito eficiente para neutralizar odores, atóxico, tem uma durabilidade maior e é biodegradável, podendo ser descartado no vaso sanitário. Por ter um custo mais alto normalmente não é usado em cercados ou alojamentos grandes. Uma boa opção é  usá-lo em uma bandeja higiênica, como as usadas para gatos.

Granulado de Celulose

São granulados absorventes a base de flocos de milho. Absorvem bem e são um pouco mais caros que granulados de madeira. Mas é preciso verificar se não ficam úmidos por muitos dias sem troca. Com a umidade excessiva tem tendência de criar fungos.

Soft

Não é descartável. É lavável. Usado para deixar passar a urina se mantendo sempre seco. Embaixo do soft podem ser colocadas toalhas, tapetes higiênicos usados para cães ou outro material absorvente.  É preciso retirar as fezes varrendo.  O soft é muito confortável, mas é importante manter as unhas do porquinho aparadas para evitar que se prendam no soft podendo ferir o bichinho. A limpeza semanal é um pouco mais trabalhosa, pois as toalhas e o soft precisam ser lavados. Nunca use amaciante ao lavar o soft. O amaciante deixa o soft mais impermeável, atrapalhando a passagem da urina.

Estrados

Feitos em plástico ou borracha resistente e com perfurações que deixam passar a urina e as fezes, mas que não ferem e nem prendem as patinhas dos porquinhos. Tem o custo um pouco mais alto, mas com ótimo custo beneficio já que não são descartáveis. Mantém o alojamento sempre seco e limpo. Por baixo dos estrados pode ser colocado algum material absorvente como tapete higiênico, maravalha ou granulado de madeira.

 Nunca usar

Jornal

O jornal picado pode soltar tinta intoxicando o porquinho, além de não absorver bem a urina.

Pó de Serra

O pó de serra, também chamado de serragem em algumas regiões é muito fino e pode conter produtos tóxicos. É perigoso para o porquinho porque pode ser ingerido, acumulando-se no estomago do porquinho ou inalado causando alergias e até pneumonias fatais.

Areia higiênica para gatos

As areias para gatos a base de argila ou minerais semelhantes absorvem bem a urina, mas podem ser perigosas se ingeridas e costumam grudar na pelagem quando ficam úmidas. Além de poder causar alergias respiratórias.

Acessórios

Comedouro

Os comedouros ideais devem ser de barro, cerâmica ou outro material resistente e com formato que evite que sejam virados. Porquinhos da índia costumam roer os potes e se forem de outros materiais como plástico, podem causar ferimentos na boca. Os comedouros devem ser limpos diariamente. Antes de colocar a ração certifique-se que o comedouro está seco. A umidade pode estragar a ração

Bebedouro

Os bebedouros podem ser potes de barro ou do tipo garrafa. O pote de barro mantém a água fresca, mas é mais difícil de ser virado, derramando a água e poder ficar logo sujo com substrato ou dejetos que caiam dentro da água.  Alguns porquinhos urinam e defecam na água.

O bebedouro garrafa não deixa que o porquinho suje a água. Pode ser fixado na gaiola ou cercado. O bico tem que ser metálico para evitar que o porquinho consiga roer. Verifique se não há vazamento sempre que trocar a água e recolocar no alojamento. Se o seu bichinho for ficar sozinho durante muitas horas o melhor é o bebedouro do tipo garrafa, já que o pote pode ficar sujo do substrato que absorve a água, deixar o porquinho com sede.

 Brinquedos

Porquinhos roem para desgastar os dentes que crescem continuamente.  Brinquedos em madeira atóxica são ideais para isso.

Eles também adoram brinquedos com feno.

 

 

 Casinhas, Caminhas ou Tocas

Podem ser de madeira, plástico, PVC ou tecido. As de madeira costumam ser roídas, mas os porquinhos normalmente não roem as de tecido ou plástico.

No caso do porquinho roer a casinha observe se não ha risco dele se ferir. Caso haja algum perigo como pregos, troque a casinha.

Cuidado com o tamanho da toca ou casinha para que o bichinho não fique preso ao crescer. As casinhas, caminhas e tocas servem como abrigo para proteger do frio e dar segurança aos porquinhos mais assustados.

Casinhas para hamster são muito pequenas e podem causar sérios acidentes se o porquinho ficar preso nelas. Dê preferência as específicas para porquinhos da índia ou para coelhos e ferrets.

Eles também gostam muito de caminhas aconchegantes.

 

 Redes ou Túneis

Podem ser de tecido. Também servem como abrigo para proteger do frio e dar segurança aos porquinambem hos. E até para brincar.

Existem opções de tecidos para inverno e verão

Eles também se sentem muito seguros e confortáveis nos túneis.

 

 

Banheiro

Alguns porquinhos aprendem a fazer xixi em uma caixa plástica forrada com serragem ou granulado de madeira, facilitando a higiene do cercado ou da gaiola. Ou em banheiros de canto para roedores.

 

 

Porta Feno

 Um acessório muito útil para evitar que os bichinhos espalhem o feno por todo alojamento. E também mantem os porquinhos ocupados pegando o feno.

 

 Não usar

Rodas ou Bolas de exercícios: Bolas e rodas não são boas para exercitar porquinhos. O formato força a coluna podendo causar lesões. O melhor é deixar o porquinho correr solto diariamente por algum tempo desde que o lugar seja seguro e tenha sempre alguém supervisionando.

    

Na loja virtual voce encontra os produto das fotos.

Dra. Anna Carolina G. Neves

Médica Veterinária

   CRMV 13614

Siga a Roedores e Coelhos nas mídias sociais

Vamos compartilhar informações e nosso amor por mini pets!