fevereiro 18, 2017

Os Sentidos dos Porquinhos da Índia

Audição

 

 O sentido mais apurado nos porquinho da índia é a audição. Eles percebem ruídos a uma grande distância. Por isso muitas vezes começam a gritar ao ouvirem a porta da geladeira sendo aberta mesmo que seja do outro lado da casa. Essa excelente audição faz com que percebam os predadores a distancia e possam fugir a tempo. E também que consigam reconhecer a voz e até o som dos passos de seus tutores.

 

Visão

 

Apesar de terem um grande ângulo de visão para perceberem predadores e conseguirem diferenciar cores como azul, vermelho, amarelo e verde, não tem uma boa visão a distância.  É por isso que podem não perceber, por exemplo, a distância entre uma mesa e o chão e caírem de uma grande altura ao pular achando que o chão está  mais próximo.

 

Olfato

 Os porquinhos utilizam muito o olfato, não só pra encontrar alimento, mas também para reconhecer outros porquinhos,  perceber marcações de território  e até reconhecer as pessoas.

 

Tato

 

No porquinho o tato é sentido principalmente pelos bigodes que ajudam o bichinho a se orientar no escuro sem  bater em objetos.

 

Paladar

O paladar dos porquinhos é suficientemente bom pra perceber a diferença entre alimentos e até sentir quando um alimento não está bom. Por isso é normal rejeitarem uma verdura murcha ou uma fruta passada. E sabem muito bem escolher os alimentos que mais gostam.

Tem paladar exigente e precisam conhecer os alimentos ainda filhotes porque os adultos tentem a rejeitar alimentos que não reconhecem o sabor.