setembro 20, 2018

Higiene – Ratos

Higiene dos Ratos

Ratos são animais muito limpos e preocupados com a higiene.

Não gostam que seu alojamento esteja sujo e se limpam lambendo-se com frequência.

Também é comum lamberem uns aos outros como uma forma de Interação social.

E não estranhe se depois de toca-los eles logo se limparem como se quisessem dizer: Que nojo, um humano me tocou. É que para alguns deles até o nosso cheiro alterando o cheiro característico deles é um pouco desagradável.

 

Mas o que fazer se estiverem muito sujos ou com mal cheiro?

Isso realmente pode acontecer principalmente com animais que marcam território e se esfregam na urina ou que não são tão preocupados com a higiene

Além disso, animais com problemas de saúde ou muito idosos podem não se higienizar corretamente e isso pode ser um alerta para a necessidade de levar o bichinho ao veterinário.

Existem algumas formas de higienizar ratos com segurança.

 

Escovação:

Eles podem ser escovados para retirar sujeiras dos pelos. A escovação pode ser feita com uma escova de dentes ou com uma escova macia para bebes.

A maioria gosta de ser escovada associando esse procedimento a carinho.

 

Lenços umedecidos:

Existem lenços umedecidos específicos para roedores que tem perfume suave e higienizam a pelagem sem causar alergias.

 

Banhos

Podem ser dados em casos de necessidade.

Para isso utilize um recipiente onde o rato se sinta seguro e possa apoiar as patas no fundo,como uma bacia pequena. A água deve estar morna e pode ser utilizado xampu neutro para gatos sem anti pulgas ou outros compostos ou xampu neutro infantil. Ainda é difícil encontrar produtos de higiene específicos para roedores no Brasil.

Escolha sempre um ambiente com temperatura agradável e sem correntes de ar.

Use uma toalha macia para esfregar delicadamente a pelagem retirando o excesso de água. E depois, para garantir a secagem completa, utilize um secador morno .