fevereiro 17, 2018

HAMSTER-HIGIENE

A Higiene do Hamster

 

Os hamsters são animais muito limpos.  Passam grande parte do tempo em que ficam acordados cuidando de sua higiene.

É só observa-los por algum tempo para ver o ritual de limpeza que repetem varias vezes durante a noite.

Eles se limpam lambendo-se e esfregando com as patinhas todas as partes do corpo minuciosamente.

Por isso é muito importante tomar cuidado com qualquer coisa colocada na pele deles, porque irão lamber para retirar.

E como os hamsters se limpam sozinhos não se deve dar banho neles.

Ao contrario do que muitos pensam, hamsters não podem tomar banho com água.

Tentar dar um banho com água em um hamster causa um grande stress podendo leva-lo até a morte.

 

O pó de banho de carbonato de cálcio, que costuma ser indicado para o “banho de roedores” não é indicado para hamsters.  Apesar de até aparecerem imagens de hamsters em algumas embalagens.  Esse pó fino só pode ser utilizado por chinchilas e gerbils.

Além do perigo de ingerirem o pó ao se lamberem, os hamsters podem inalar esse pó tão fino e desenvolver graves problemas respiratórios e até fatais.

 

Mas os hamsters podem rolar e se limpar como fariam na natureza em um tipo de areia que não e tão fina quanto o pó de carbonato de cálcio. Essa areia não causa problemas para a saúde do hamster e é realmente específica para eles.

 

Hamster com forte odor desagradável é sinal de que há algum problema de saúde ou que o alojamento não está sendo limpo corretamente ou com a frequência necessária.

 

 A Higiene do Alojamento

 

Outra característica interessante é a preocupação dos hamsters com a higiene do alojamento.

Esses bichinhos gostam de manter seu alojamento limpo e costumam escolher um canto como banheiro onde fazem a maior parte de suas necessidades fisiológicas.

E não é raro alguns hamsters que vivem em gaiolas jogarem para fora do alojamento às fezes e até parte da forração suja de urina na intenção de não deixar sujeira em seu território.

E como esses bichinhos tem esse costume de escolher um local como banheiro no alojamento, é possível ensina-los a utilizar um banheiro ara hamsters, facilitando a higiene do alojamento e evitando o odor de urina no local.

E mesmo sendo muito limpos, os hamsters dependem de nós para manter o alojamento realmente limpo.

A frequência de limpeza do alojamento varia de acordo com o clima da região e da quantidade de sujeira que cada hamster faz.

E como fazer a limpeza do alojamento?

Comece limpando potes de alimento e o bebedouro. Utilize apenas sabão neutro e enxague bem para não deixar resíduos.

Lave também os tubos da gaiola que costuma ficar engordurados e com restos de alimentos com sabão neutro.

Limpe também plataformas plásticas com um pano úmido.

Os hamsters ficam muito irritados quando mexemos em seu ninho, por isso retire apenas o necessário como restos de alimentos que podem estragar e cascas de grãos. Observe se não há bolor ou odor de decomposição de alimentos. Se houver vai ser preciso retirar tudo que estiver no ninho e higienizar bem.

Troque a água do bebedouro diariamente e utilize sempre água filtrada ou mineral.

Caso utilize o banheiro para hamster, troque o substrato sempre que estiver sujo. Lave o recipiente apenas com sabão neutro e enxague bem para não deixar nenhum cheiro do produto.

Se o hamster não utiliza o banheiro e sim um canto do alojamento como banheiro, faça a retirada da forração desse local com mais frequência trocando por forração nova sempre que necessário.

Mesmo hamsters que fazem suas necessidades apenas em um local acabam sujando outras partes do alojamento, então troque a forração sempre que necessário.

Faça uma limpeza completa mensalmente. Para isso retire o hamster. Você pode coloca-lo em um local onde não possa fugir juntamente com sua toca onde vai se sentir mais seguro.

Limpe completamente o alojamento, inclusive as laterais no caso de aquários, terrarios ou caixas organizadoras e a bandeja do fundo no caso de gaiolas. Para a limpeza pode-se utilizar sabão neutro ou para uma melhor higienização desinfetantes a base de amônia quaternária são uma ótima opção.  Mas é preciso enxaguar bem para retirar qualquer odor dos produtos utilizados para que não incomodem o hamster.

 

Dra. Anna Carolina G. Neves

Médica Veterinária

   CRMV 13614

 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.