HAMSTER - CARACTERÍSTICAS

Características

 Os hamsters são animais noturnos. Essa característica é devido a sua origem selvagem. Como viviam em regiões desérticas se adaptaram a dormir durante o dia quente e ficam acordados à noite, até o nascer do sol, quando as temperaturas são mais frias.

 Tem visão ruim e enxergam melhor com menos luz. Essa característica é devido a seus ancestrais que precisavam procurar alimentos à noite em região desértica e fugir de predadores.
Sua audição e olfato são excelentes. E utiliza os bigodes para auxiliar no tato.

 
A maioria das espécies de hamsters tem bolsas nas laterais da boca, chamadas de bolsas jugais que utilizam para transportar alimento e material para fazer o ninho.
É normal carregarem todo alimento que é colocado em seu pote para outro lugar que considerem seguro para armazená-lo. E isso pode dar a sensação aos tutores de que o bichinho já comeu tudo.
Seus grandes dentes incisivos tem crescimento continuo e precisam ser naturalmente desgastados através da alimentação e ao roer coisas. Ao crescerem demais podem atrapalhar ou mesmo incapacitar a alimentação.
Tem um tempo médio de vida de 3 anos.

Utilizam as patas dianteiras para segurar o alimento, levar a boca e até para encher e esvaziar as bolsas presentes nas laterais da boca.

Costumam ser muito dóceis com as pessoas, mas são animais solitários que raramente se adaptam a viver em pares ou grupos após adultos.
Devido ao seu tamanho é preciso tomar muito cuidado para evitar que fujam. Conseguem passar por espaços muito pequenos e podem entrar em locais como motores de geladeira e até ralos.
Tem grande capacidade de escalar, mas por não enxergarem bem podem não perceber a altura e cair de locais altos.

 

Bolsas Jugais

As bolsas jugais servem para armazenar e transportar comida.

Cada hamster tem uma bolsa de cada lado da bochecha. Essas bolsas são adaptadas para manter o alimento bem conservado e apresentam glândulas com essa função.

Além disso a parte interna das bolsas é revestida com tecido áspero que cria um atrito com o alimento evitando que caia quando o hamster se movimenta.

As bolsas tem grande capacidade de armazenamento e quando estão cheias dão aparência do hamster estar inchado.

A comida e colocada e retirada das bolsas com a ajuda das pequenas mãozinhas  do bichinho. 

As bolsas cheias não atrapalham a locomoção e o bichinho inclusive escala sem dificuldades. A única dificuldade pode ser passar em locais estreitos.

hamster com as bolsas cheias

Algumas vezes, ao serem manipulados com as bolsas cheias ou perceberem algum perigo, começam a esvazia-las. É uma tentativa de se manterem mais leves e ágeis pra fugir.

É raro, mas as vezes uma semente mais pontuda pode ferir a parte interna da bolsa causando uma infecção que pode precisar de tratamento veterinário.

 

Dra. Anna Carolina G. Neves 

Médica Veterinária

   CRMV 13614

 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.

Siga a Roedores e Coelhos nas mídias sociais

Vamos compartilhar informações e nosso amor por mini pets!