HAMSTER - ALIMENTAÇÃO



Alimentação 

Os hamster são onívoros. O que muita gente não imagina é sua dieta não consiste apenas naquele mix de sementes com um pouquinho de ração. Na verdade essa alimentação é insuficiente podendo levar a deficiência de vitaminas e nutrientes podendo causar serios problemas de saúde e diminuir sua expectativa de vida.

É importante que a alimentação seja variada para que recebam todos os tipos de vitaminas e nutrientes que precisa

 

E qual a dieta ideal para um hamster?

Ração: É 70% da dieta e deve ser de boa qualidade e específica para hamsters.

Rações indicadas para todos os tipos de roedores não servem para hamster. Cada roedor tem uma necessidade nutricional diferente então não é possível que uma ação tenha todos os nutrientes necessários e na quantidade certa para vários roedores diferentes. Por isso procure oferecer rações indicadas apenas para hamsters.

Dê preferência as que não contem corantes, a não ser os naturais. E não se esqueça de verificar a data de validade.

 

Mix de grãos, cereais e sementes: Pode ser considerado 20% da dieta e oferecido 2 a 3 vezes por semana. Mas é importante que seja composto de grãos e cereais de boa qualidade.  Não adianta nada comprar um mix de baixa qualidade e retirar o milho e o amendoim achando que só eles não serão bons. Nesse caso se u componente é de baixa qualidade os outros componentes também não serão bons.  Por isso um produto de boa qualidade é tão importante. Procure por mix de grãos super premium feitos com grãos da melhor qualidade e balanceados. Nesse caso o milho e outros  componente não precisam ser retirados. E comprar os componentes separados e fazer a mistura caseira até pode garantir a qualidade dos grãos, mas não será um mix balance, podendo causar  problemas como obesidade ou falta de nutrientes.

 

Outros alimentos:

Proteína animal: Muita gente nem imagina, mas hamster podem e devem ingerir proteína animal que pode ser oferecida uma vez por semana. Mas o que pode ser dado?

Um pedacinho de ovo cozido, um pedacinho de frango cozido em água sem tempero, gamarus (espécie de crustáceo utilizado na alimentação de tartarugas) ou até larva de tenébrio molitor (espécie de besouro) ou insetos desidratados vendidos em pet shops para alimentação de peixes e aves.

Capim ou feno: Pode ser oferecido diariamente. Alguns hamsters utilizam o feno também para fazer o ninho e desgastar os dentes. O feno ideal é o de capim. O de alfafa possui maior quantidade de cálcio que em excesso pode causar problemas de saúde.

Outra opção de capim muito apreciada pelos hamsters é aquela vendida em saquinhos para ser plantada em pequenos vasos, como a grama para gatos.

Os hamsters também gostam de ervas como camomila, erva-cidreira, melissa, erva-doce, hortelã, manjericão, etc... E essas ervas podem ser oferecidas junto com o feno.

Verduras e legumes também podem ser oferecidos em pequenos pedaços como petiscos.

 

 

 

Alimentos Proibidos para Hamsters

 

 

É importante conhecer também quais os alimentos proibidos para os hamsters para evitar oferecer algo que faça mal ao bichinho.

 

Macarrão instantâneo: Contém muita quantidade de gordura.

 

Biscoitos:  Mesmo biscoitos que parecem inofensivos como o Agua e sal não devem ser dados.  Produtos para humanos contem mais sal e gordura do que seria seguro para os hamsters. Ofereça apenas petiscos específicos para eles

 

Ração de coelhos ou para outros roedores: Os hamsters tem necessidades nutricionais muito diferentes de outros roedores por isso só devem receber ração específica para eles.

 

Ração para cães ou para gatos: Não é raro ver indicações na internet de rações para cães e principalmente para gatos como suplementação de proteínas para hamsters. Essa rações não são balanceadas para hamsters e tem outros componentes que inclusive podem fazer mal a eles. Utilize outras fontes de proteína como ovo, frango cozido ou insetos na dieta deles. É muito mais saudável e seguro.

Cebola: Tóxica 

 

Alho: Tóxico

 

Batata: Tóxica crua ou cozida

 

Feijão: Tóxico

 

Sal: Ingerir muito sódio, pode causar inchaço, aumento da pressão arterial e outras complicações que só pioram com a ingestão a longo prazo.

 

Chocolate: Contem teobromina,um alcaloide que causa sérios problemas ao sistema nervoso e sistema digestivo podendo causar a morte  

 

Alimentos industrializados: Contem gordura, sal em grande quantidade e muitos temperos que alem de causar obesidade, podem intoxicar os bichinhos.

 

Doces:  Além da gordura presente nos doces, o açúcar dos doces é extremamente nocivo aos hamsters.

 

Frituras: O excesso de gordura causa obesidade e problemas gástricos.

 

Petiscos para cães e gatos: Como as rações de cães e gatos, os petiscos também são feito para esses animais e não para hamsters e por isso podem causar problemas digestivos e até intoxicações. Ofereça apenas petiscos específicos para hamsters.

 

Iogurte: Pode causar graves problemas digestivos e alguns possuem saborizantes e corantes artificiais que podem causar alergias.

 

Leite: Apenas os filhotes necessitam de leite e nesse caso, do leite materno. Oferecer leite a animais já desmamados pode causar graves problemas digestivos.

 

Café: Pode causar excitação e problemas neurológicos, inclusive convulsões.

 

Alface: Tem poucos nutrientes e pode causar diarreias.

 

Sementes de maça: Apesar da maçã ser um alimento indicado pra hamsters em pequenas quantidades, as sementes devem ser retiradas.  Elas contêm cianeto, que é um veneno. A quantidade de veneno em cada semente é pequena para afetar um animal maior, mas por causa de seu tamanho tão pequeno pode causar sérios problemas aos hamsters.  Amendoas: Substancias presentes na pele da amêndoa são tóxicas.

 

Frutas Citricas: A acidez pode causar lesões na boca e no sistema digestivo.

 

Ovo cru: Pude causar salmonela que é fatal em hamsters. Ofereça apenas ovos cozidos.

 

Folhas e caules de tomate: Possuem componentes muito tóxicos.

 

Abacate: Essa fruta e suas folhas contem persin que é uma toxina. Devido ao tamanho do hamster, uma pequena quantidade dessa toxina já pode ser fatal.

 

Se tiver duvida sobre algum alimento ser ou não perigoso para o hamster, o melhor é não oferece-lo. 

 

 

 

Dra. Anna Carolina G. Neves 

Médica Veterinária

   CRMV 13614

 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.


 Aqui você encontra alimentos para hamsters: http://www.roedoresecoelhos.com.br/loja

Siga a Roedores e Coelhos nas mídias sociais

Vamos compartilhar informações e nosso amor por mini pets!