top of page

Alimentação

 Os gerbils tem necessidades nutricionais diferentes de outros roedores o que torna a alimentação deles um pouco mais difícil de manter balanceada.

 

 A ração é a base da alimentação, mas é  possível oferecer, além de ração, outros alimentos complementares.

 Ração

ração-gerbil.png

 Deve ser à base da alimentação dos gerbils. Mas como há poucas rações realmente especifica para eles é preciso verificar a melhor opção entre as encontradas em sua região.

 Algumas rações vem com indicação na embalagem para hamster e gerbil, já que as necessidades nutricionais são muito semelhantes e por isso podem ser oferecidas para ambas as espécies.

 

 Já rações que apresentam indicações para todos os roedores ou para outros que não sejam apenas hamster e gerbils não devem ser oferecidas.

 Se informe com seu veterinário sobre as rações indicadas  e não utiliza rações coloridas, que não tenham todos os grãos iguais ou que tenham mistura de grãos e sementes.  Os gerbils são muito exigentes e escolhem o que querem comer. Se a ração tiver grãos diferentes, eles irão separar os grãos prediletos e comer apenas o que gostam desbalanceando toda a alimentação 

Mistura de grãos e cereais  

 Pode ser oferecida como 10 a 15% da alimentação do esquilo da Mongólia. Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de gordura. Alguns grãos como a semente de girassol são muito ricos em gordura e devem ser oferecidos em pouca quantidade.

 

 O melhor são as misturas de grãos desenvolvidas especialmente para os gerbils, mas caso precise optar pela mistura para hamsters, retire o milho e parte dos grãos mais gordurosos como o girassol.

 

 Observe sempre a qualidade dos componentes das misturas para hamsters. Muitos tem componentes de baixa qualidade e devem ser evitados.

Outros alimentos

 Devem ser dados em pouca quantidade. Apenas 5 a 10 % da alimentação total.

 

 Precisam ser introduzidos aos poucos na alimentação para evitar problemas gastrointestinais.

Vegetais

 Devem ser oferecidos em pouca quantidade, mas em grande variedade para ajudar a suprir todas as necessidades nutricionais.

 

 A quantidade média para 1 gerbil pode ser de uma colher de chá de vegetais, 3 vezes por semana.

 

 Verduras: As verduras verdes escuras são ótimas fontes de nutriente. Ofereça sempre cruas e bem higienizadas.

 

 Ervas: São muito apreciadas por esses bichinhos e alguma podem até ser cultivadas e casa para serem fornecidas sem agrotóxicos.

 

 Legumes: A maioria dos gerbils adora legumes e come antes dos outros vegetais.

 

 Frutas: Ofereça em pequenas quantidades para evitar que o açúcar presente nas frutas fermente no estomago causando mal estar.

 Evite frutas ácidas que podem causar irritações na boca.

Feno 

h12.png

 Além de usados na alimentação, alguns gerbils gostam de fazer ninhos com eles. O feno de capim pode ser oferecido à vontade, já a alfafa contem maior quantidade de cálcio e deve ser oferecida apenas 1 ou 2 vezes por semana.

Proteína animal

tr25.png

Larvas de tenébrio

 O que muitos não sabem é que a proteína animal faz parte da dieta dos gerbils em pequenas quantidades e normalmente são dadas semanalmente. Opções de proteína animal: queijo branco magro, insetos desidratados, larvas de tenébrio (espécie de besouro), ovo cozido, insetos desidratados.

 Biscoito de proteína vegetal

bis banana.png

 São ótimos petiscos e auxiliam no desgaste dentário. 

Cuidados com os Alimentos

 Ofereça sempre os alimentos em temperatura ambiente.

 

 Introduza gradativamente novos alimentos na dieta para evitar problemas gastrointestinais.

 

 Como costumam escavar e esconder os alimentos é preciso verificar diariamente se não existem sobras de alimento escondidos que podem estragar e retira-los

Dra. Anna Carolina G. Neves 
Médica Veterinária
   CRMV 13614

 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.

 
bottom of page