Cuidados ao Doar um Roedor ou Coelho

 

PRECISO DOAR MEU BICHINHO. E AGORA?

Não é raro que por diversos motivos as pessoas acabem precisando doar um roedor ou coelho.

Anunciar e encontrar pessoas interessadas em adotar não costuma ser difícil, mas e como saber se realmente serão bons adotantes?

Essa é uma grande preocupação porque cada vez mais encontramos pessoas querendo adotar para utilizar o bichinho como alimento para repteis. Essa pessoas inclusive participam de grupos de roedores e coelhos em redes sociais com essa intenção.

 

 E como garantir que vou estar doando pra quem realmente vai cuidar?

O bom adotante deve se prontificar a cuidar tão bem quanto você estava cuidando.

 

Aqui vão algumas dicas:

Faça uma entrevista com cada interessado para ver se realmente vai cuidar como deve, se tem as informações corretas sobre como cuidar do roedor ou coelho e se não tem outros animais na casa que possam ferir o bichinho. E pode até pedir fotos do local onde ele ficará.

Faça um termo de adoção e posse responsável para o adotante assinar. Dessa forma ele terá que se responsabilizar por cuidar bem do bichinho e cria-lo apenas como pet e não poderá vender ou doar para outra pessoa.

Peça que ao buscar o animalzinho ele traga todo o enxoval pronto. Como alojamento, acessórios e alimentos. Quem realmente vai cuidar bem já deve providenciar tudo isso.

Uma pessoa interessada apenas em usar o animalzinho pra alimentar um réptil não vai gastar com o enxoval.

Prontifique-se a aceitar o animal de volta caso não se adapte.  Assim você estará evitando que seja simplesmente doado para qualquer pessoa ou até descartado sem que você saiba.

Infelizmente não são tão raros os casos de abandono de roedores e coelhos.

Outra coisa que pode ser feita é ir pessoalmente entregar o bichinho. Assim é possível verificar se o local é adequado e se a pessoa realmente foi sincera na entrevista.

E se tiver oportunidade, verifique o perfil do adotante nas redes sociais. Algumas vezes é assim que descobrimos que aquele interessado que parece ser um bom adotante, na verdade procura roedores e coelhos para alimentar repteis ou para comercializa-los.

 Como a intenção é encontrar o melhor lar para o bichinho, nada disso é excesso de cuidado.  O importante é só doar se tiver certeza que o roedor ou coelho terá um ótimo lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *