março 23, 2017

COELHO-ORIGEM

ORIGEM

A origem dos coelhos é muito discutida. Enquanto alguns estudiosos afirmar que eles são originários do sul da África e que migraram para o continente europeu, outros defendem a teoria que eles tiveram origem no sul da Europa, principalmente na península ibérica.

Mas existe a certeza de que os coelhos criados hoje descendem do coelho selvagem (Lepus cuniculus)

Os coelhos são criados há mais de 2 mil anos em função de sua carne e pele.

Moeda Romana de aproximadamente 134 A.C

 Também não existem documentos que relatem o inicio da domesticação, mas os romanos costumavam criar os coelhos em liberdade em grandes parques.

 

Mosaico Romano retratando um coelho

Na idade média existem registros de coelhos sendo domesticados nos conventos, onde os monges europeus da Idade Média foram os primeiros a criarem esses bichinhos em gaiolas e outros alojamentos inicialmente na Inglaterra, França e Bélgica e logo se espalharam por toda Europa.

Nos E.U.A e Canadá a criação de coelhos ainda levou muito tempo para ser introduzida. E no Brasil iniciou de forma oficial em 1957, no Estado de São Paulo. Com o passar do tempo a criação para carne cresceu cada vez mais.

Mas felizmente os coelhos também passaram a ser criados como pets a partir do século XIX

Coelho passeando na França com coleira na década de 1930

 Características como sua docilidade, aspecto, comportamento silencioso e capacidade de interagir com as pessoas fez com que esses bichinhos se tornassem ótimos animais de estimação.