março 23, 2017

COELHO-ALOJAMENTO

ALOJAMENTO

A melhor forma de alojar um coelho é sempre um assunto muito discutido.

Há que considere gaiolas ideais, enquanto que outros acham desconfortáveis e indicam manter o bichinho solto. Já quem tem mais espaço prefere alojar seu coelho em cercados ou viveiros.

 

 Mas qual o alojamento ideal?

 Na verdade não existe uma regra e sim varias opções que devem ser avaliadas de acordo com os seguintes fatores:

Espaço disponível, tempo que o bichinho ficará sem supervisão, presença de outros animais no local e de crianças pequenas, segurança do ambiente onde ficará o alojamento, tamanho do coelho quando adulto, facilidade de higienização e quantidade de coelhos no local.

 

Gaiolas

 Existem diversos modelos e tamanhos de gaiolas para coelhos.

Escolha sempre o maior tamanho possível. Lembre-se que dentro da gaiola é preciso haver espaço suficiente para o coelho se movimentar com conforto e se esticar para deitar mesmo com todos os acessórios dentro.

E essa só é uma opção para coelhos que possam ser soltos diariamente por um longo período para brincar e se exercitar fora da gaiola.

As gaiolas são úteis para coelhos que não podem ser sempre supervisionados e para casas onde existam outros animais ou crianças pequenas que possam acidentalmente ferir o bichinho.

Gaiolas também são uma boa opção para quem gosta de viajar frequentemente levando seu bichinho.

A maioria das gaiolas tem grades no fundo,o que facilita a higienização, mas pode causar desconforto para o coelho, por isso é preciso que pelo menos em parte do alojamento exista uma parte sem grade ou um descanso para as patas para dar conforto ao bichinho.

Já existe uma tendência na Europa para a fabricação de gaiolas sem piso de grades, o que apesar de aumentar o trabalho dos tutores com a limpeza, oferece mais conforto para os coelhinhos.

 

Cercado

 São uma ótima opção, pois podem ser bem maiores que as gaiolas. Podem ser feitos ou comprados de acordo com a necessidade e o espaço que o tutor tiver disponível.

Podem ser feitos em telas metálicas e até com a estrutura em madeira. Mas os feitos em madeira precisarão de manutenção mais freqüente.

Podem ou não ter cobertura, dependendo do risco de fuga e da presença de outros animais.

Alguns modelos como os feitos com telas aramadas podem ser montados e desmontados com facilidade, o que facilita o transporte em viagens ou até para serem colocados em gramados por algum período para que os bichinhos se divirtam.

Viveiro

 São mais comuns nos E.U.A. e Europa e são feitos para serem mantidos nas áreas externas, por isso sempre apresentam uma parte em forma de cercado para os animais brincarem e se exercitarem e uma parte coberta e bem protegida do frio, calor, chuva e predadores.

Normalmente são feitos sob encomenda.

 

Criando Soltos

 

 Criar coelhos soltos em casa tem sido uma nova tendência.

Algumas pessoas reservam um cômodo da casa para alojar o coelho enquanto que outras deixam que o bichinho tenha acesso a toda casa.

Mas para que o coelho possa ser criado solto são necessários certos cuidados:

Preparar o local para que seja seguro para o animalzinho, retirando do alcance dele coisas que possa roer ou ingerir e se ferir como fios elétricos, produtos químicos ou alimentos, além de coisas que possam cair sobre ele ou locais onde possa ficar preso.

Ensiná-lo as fazer as necessidades no local correto também é muito importante. Dessa forma não será necessário estar sempre recolhendo as bolinhas de coco pela casa e nem limpando poças de xixi que normalmente tem odor forte e mancham o piso.

Deixar disponíveis tocas, casinhas ou até a gaiola aberta onde ele se sinta seguro para entrar e sair quando sentir necessidade e no caso da gaiola, até utiliza-la como”banheiro”.

 

Acessórios

 

Bebedouro

O melhor modelo é o do tipo garrafa que evita o contato da sujeira com a água.

Potes não são ideais como bebedouros, além da facilidade do substrato ter contato com a água, alguns coelhos urinam ou defecam nele. E também é muito comum que o coelho vire o pote se molhando e molhando o alojamento.

 

 

Comedouro

Existem gaiolas com comedouros acoplados, mas os mais utilizados são potes pesados em cerâmica ou barro que são mais resistentes e  difíceis de ser virados.

 

Tocas ou Casinhas

 Os coelhos são presas na natureza e por isso precisam ter uma casinha ou toca para se esconderem e se sentirem seguros. Existem diversos modelos. A maioria em madeira ou tecido. Escolha sempre as que tem espaço suficiente para o coelhinho dormir de forma confortável.

 

Banheiro

 A maioria dos coelhos aprende a utilizar um recipiente como banheiro. Isso facilita muito a limpeza do alojamento e é ótimo para coelhos criados soltos.

 

Brinquedos

Coelhos são brincalhões, gostam de bolas, túneis, rampas, etc… É uma forma de gastarem energia e relaxar.

 

Brinquedos para roer também são importantes para desgastar os dentes incisivos e aliviar o stress.

 

Porta-feno

Um acessório muito útil pra evitar que o feno, que é tão importante na alimentação do coelho, fique espalhado pelo alojamento.

Redes e Caminhas

 Os coelhinhos adoram dormir em redes e caminhas. Podem passar horas relaxando deitados apenas observando o que acontece ao redor.