CHINCHILA - ORIGEM

As chinchilas são roedores muito conhecidos pela beleza de sua pelagem, mas algumas características como sua docilidade, longevidade e aspecto.

São animais muito limpos, quase não exalam cheiro e são silenciosos.

Sua pelagem muito densa, além de dar uma aparência fofa ao bichinho, é muito agradável ao toque.

As orelhas são compridas e arredondadas, as patas dianteiras são mais curtas e as traseiras compridas, o que favorece a grande impulsão no salto. A cauda mede em média 10 centímetros e apresenta pelos mais curtos, espetados e duros.

Pesam entre 500 e 800 gramas. As fêmeas são maiores que os machos.

Comem segurando o alimento com as patinhas dianteiras.

Apesar da cor original das chinchilas ser a cinza, o que facilitava sua camuflagem, atualmente há uma grande variedade de cores como bege, preto, branco e violeta.

São animais inicialmente tímidos, mas que se apegam muito aos tutores e adoram interagir e receber carinho.

ORIGEM

As chinchilas são roedores originários das cordilheiras dos Andes no Chile. Essa região tem um clima desértico e bastante rigoroso. As noites são muito frias e os dias muito quentes e os índices de umidade são muito baixos.

Chinchila Selvagem

Inicialmente sua pele era utilizada pelos nativos para fazer roupas.   E depois passaram a ser caçadas em grande quantidade para que sua pele fosse vendida para confeccionar vestuário. Essa caça desenfreada causou a extinção da , Chinchilla Real, e à escassez da Chinchilla Lanigera e Chinchilla Brevicaudata.
No inicio do século 20 iniciaram as primeiras criações de chinchilas para produção de pele.

Existem relatos de chinchilas criadas como animais de estimação a partir de 1960.

Origem do nome

E porque são chamados de chinchilas?

Chinchila significa literalmente Pequena Chincha. Chinchas são como são chamados os nativos dos Andes que se vestiam com roupas feitas com os pelos deste animal.

Siga a Roedores e Coelhos nas mídias sociais

Vamos compartilhar informações e nosso amor por mini pets!